D.T.W. FOTOGRAFIA – Repensar | Questionar Realidades Urbanas – Debates, Tertúlias e Workshop de Fotografia Centro Histórico do Porto
(O)Porto
Francisco Ascensão

(O)PORTO é um trabalho que pretende reflectir acerca da situação actual do centro histórico do Porto. O deslocamento da actividade industrial e comercial para a periferia fizeram do porto uma cidade degradada, um conjunto de fachadas que posam para o turista que passa, mas não fica. Deparamo-nos com uma cidade “museu” que tem sofrido alterações que só desvirtuam as suas características mais peculiares.

Para fazer um retrato deste (O)Porto, percorri a cidade com a ajuda de um mapa de uma sightseeing tour, e visitei os principais pontos turísticos, recorrendo à ajuda dos turistas para me fotografarem dos pontos de vista mais convencionais. Utilizo uma t-shirt que ostenta a bandeira da Dinamarca, para me distanciar dos habitantes, para me aproximar de uma visão superficial da cidade, para a tentar perceber como um viajante.

Olhando para os resultados, é interessante verificar a falta de cuidado nos enquadramentos que estes “fotógrafos” preparam, aparentemente com algum cuidado, dando alguns passos para trás ou para os lados. Este lado mais instintivo da fotografia, um olhar genuíno e despreocupado sobre a cidade, interessa-me para este projecto, porque não é mais do que uma forma de tornar este retrato mais verdadeiro, menos pessoal.

/

Página inicial