D.T.W. FOTOGRAFIA – Repensar | Questionar Realidades Urbanas – Debates, Tertúlias e Workshop de Fotografia Centro Histórico do Porto
À Face
Mafalda Salgueiro

A janela é uma das imagens emblemáticas da cidade. Grande parte dos habitantes do centro histórico do Porto vive a partir dela, interferindo no espaço público exterior indirectamente, sem contacto físico. “Para se encontrar as pessoas tem que se subir muitas escadas. Porque elas estão lá em cima.” (Virgilio Pereira)

De frente para os planos que definem e separam o espaço público do privado, interessa-me captar de que forma os habitantes se apoderam dum limite visualmente partilhado, e como isso pode, ou não, ser montra de uma vivência e transparecer uma personalidade. O plano e o que o adorna é o único que se conhece, um plano pisado pelo ser humano, seu criador.

A representação é feita em formato panorâmico vertical por analogia ao edifício do séc. XVIII do Porto, estreito e alto. Tem carácter bidimensional transmitindo a ideia de folha, sem contudo perder profundidade comunicativa das realidades urbanas.

/

Página inicial